Como solucionar problemas com o Cartão Carrefour?

Na rua onde moro um proprietário construiu três casas em um mesmo terreno para alugar e tinha colocado o mesmo número da minha casa sem ter consultado antes. No dia 16 de fevereiro deste ano uma das inquilinas, me procurou dizendo que fez o Cartão Carrefour na loja da cidade de São Caetano do Sul no final de dezembro de 2017, colocou no cadastro o mesmo número da minha casa sem saber que já existia, porém o cartão nunca chegou em nenhum dos endereços.

Ela me disse que tinha ido pessoalmente na loja de São Caetano do Sul em janeiro procurar o atendimento da loja para informar que o cartão não chegou e saber se foi extraviado, porém pelo relato dela, a pessoa que atendeu não estava com muito boa vontade, disse que não poderia ajudar em nada e só “empurrou” para ligar na central de relacionamento do Carrefour no telefone 4004-6200.

Então ela ligou, até que após inúmeras tentativas, com a ligação sempre caindo, ela conseguiu falar com algum dos atendentes dessa central de relacionamento. Não foi muito bem esclarecido o motivo do cartão não ter chegado e a única coisa que disseram é que o cartão seria reenviado, porém como disse acima o cartão nunca chegou.

Neste dia que a inquilina veio conversar comigo foi no final da manhã, eu tive uma ideia que já fiz outras vezes quando eu tive problemas com bancos e financeiras, registrei uma reclamação no site do Reclame Aqui pra resolverem o meu problema. Pra quem não conhece o Reclame Aqui é uma empresa que recebe as reclamações dos consumidores e as empresas cadastradas respondem estas reclamações com o objetivo de solucionar os problemas ou prejuízos dos consumidores.

Mas antes de registrar a reclamação no site do Reclame Aqui, eu entrei no site do Carrefour pra localizar o telefone do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) 0800 722 0363 pra ela ligar e relatar novamente a “saga” do cartão que não foi entregue. O atendente não se mostrou solícito e “empurrou” pra ligar no telefone da central de relacionamento. Ela ligou novamente no telefone 4004-6200 e a atendente disse que o cartão foi reenviado, mas novamente não foi informado o motivo do cartão nunca ter chegado.

Após os dois telefonemas, eu criei para ela uma conta no Gmail, já que ela não tinha e-mail ainda, pois é necessário ter um e-mail para se cadastrar no site do Reclame Aqui. Eu digitei a reclamação de acordo com o relato dela de forma bastante detalhada. Após feito o registro da reclamação foi mostrado um aviso que o Carrefour responderia em 5 dias e 2 horas.

carrefour reclame aqui
Naquele dia o índice de solução do Carrefour para as reclamações dos clientes era de 70%

No dia 19 de fevereiro, três dias depois da reclamação ser feita, apenas chegou uma mensagem privada por e-mail informando que poderia haver um contato telefônico ou por e-mail para resolver o problema.

reclame aqui hugme
O Hugme é uma plataforma de atendimento multicanal 100% integrada ao Reclame Aqui

Um novo contato foi feito novamente apenas no dia 27 de fevereiro, ligaram para a inquilina informando que o cartão seria enviado pelos Correios novamente e a mesma informação foi encaminhada em mensagem privada por e-mail no dia 5 de março. Ela passou a numeração nova da casa que ela mora de aluguel para o Cartão Carrefour ser entregue.

Porém em nenhum momento houve um pedido de desculpas do Carrefour pelos aborrecimentos causados e nem o motivo do Cartão Carrefour não ter chegado das outras vezes que foi reenviado.

carrefour reclamação

Acompanhando o código de rastreamento no site dos Correios informado pelo Carrefour na mensagem privada, o cartão foi postado somente no dia 7 de março e foi entregue no dia 14 de março. No rastreamento abaixo você pode conferir que no dia 9 de março o “objeto” saiu para entrega, mas não pode ser entregue porque o carteiro não foi atendido, nunca tinha visto esse status anteriormente, mas também não procurei saber com os Correios o que seria esse status.

Como foi informado que haveria nova tentativa de entrega ficamos aguardando a entrega. Na rua da minha casa sempre passa o mesmo carteiro entregando as correspondências, eu tinha falado pra ele que se aparecesse alguma correspondência pra ser entregue no endereço com o antigo número duplicado da minha casa que me avisasse.

Até que no dia 14 de março finalmente o cartão chegou, o envelope estava com o número novo da casa que ela mora de aluguel, mas eu acabei recebendo o cartão para não dar problemas de recebimento e no mesmo dia eu liguei pra inquilina pedindo pra ela vir buscar. Finalmente após três meses de espera, parece até uma piada mas é verdade, depois dela ter feito o cartão em dezembro, somente três meses depois ela teve o cartão em mãos.

rastreamento dos correios

Avaliação sobre a saga de recebimento do Cartão Carrefour

O que dá para avaliar em toda esta “saga” para receber o Cartão Carrefour é que o Carrefour precisa melhorar e muito o seu atendimento no que se refere ao cartão de crédito para os clientes. A empresa faz todo um investimento para fazer propaganda dele na loja, fazer publicidade dele na televisão (que não sai nada barata), com o objetivo do cliente adquirir o cartão e depois que o cliente faz o cartão, cadê o pós-venda?

Foram atendimentos incompletos na loja física (dizer ao cliente que não pode fazer nada é o fim da picada), no serviço de atendimento ao consumidor e na central de relacionamento (central telefônica com ligação caindo). Uma pergunta não foi respondida pelo Carrefour, porque o cartão não chegou das outras que foi enviado? Não teve o código de rastreamento dos Correios? Porque é tão difícil manter a excelência no atendimento?

Somente com a ajuda do Reclame Aqui com a reclamação registrada é que a empresa se manifestou para não “manchar” ainda mais a sua reputação e olha que existem empresas que sequer respondem as reclamações, cito aqui as “gloriosas” empresas de telefonia (Vivo, Oi, Claro e Tim).

Então vale a dica, se você chegou até aqui lendo este artigo e tiver problemas com o Cartão Carrefour ou com alguma empresa e ela não estiver resolvendo satisfatoriamente, registre sua reclamação no site do Reclame Aqui que vale a pena. Existem também um outro site também que media os problemas entre os consumidores e as empresas, eu estou falando do Consumidor.gov.br.

Qualquer dúvida me encaminhe um e-mail para contato@eduardopaulino.com que irei te responder. Até mais!

Eduardo Paulino

Sou formado em administração. Atuo como Web Designer, Gestor de e-commerce, Blogueiro e Analista de mídias sociais. Sou o criador do site Mobilidade Sampa. Prestativo, sereno e divertido. Marketing digital, recursos humanos, tecnologia e empreendedorismo estão entre os meus temas favoritos.

2 comentários em “Como solucionar problemas com o Cartão Carrefour?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.