A interface nunca está pronta

A oitava palestra que eu assisti na WordCamp São Paulo 2016 neste sábado, dia 10 de dezembro, foi com o Jefferson de Camargo, especialista em criação e design de produtos para empresas no Brasil e no exterior.

Na palestra ele destacou que sempre devemos pensar em uma mudança contínua da interface de um site, a cada mês ou a cada ano colocar alguma novidade e experimentar novas funcionalidades.

Sempre devemos analisar as métricas do site no Google Analytics, por lá dá para saber quais são as páginas que os usuários mais acessam, quais são os assuntos mais buscados, qual a média de tempo que o usuário mais passa nessas páginas mais acessadas, isso serve como base para melhorarmos ainda mais a experiência do usuário.

google analytics
Tela dos dados gerais de um site através do Google Analytics (Foto: Divulgação/Neil Patel)

Através do Google Analytics também dá pra medir a audiência do site por dia, mês ou ano. Toda vez em que criamos um site é obrigatório instalar o Google Analytics do zero, eu vejo muitas empresas que nem sabem que essa poderosa ferramenta do Google existe.

Com relação a melhorias da interface, dá pra solicitar um feedback dos usuários ou de pessoas mais próximas para saber se gostaram ou se precisa mudar alguma coisa, mas lembre-se de deixar o site com um visual limpo, que carregue fácil, experimente testá-lo em navegadores e celulares diferentes.

No final da palestra o Jefferson destacou que seja em uma empresa de criação de sites, uma agência de marketing ou em empresas comuns, o designer e o desenvolvedor sempre devem trabalhar juntos, pois afinal de contas o trabalho de um está ligado ao trabalho do outro.

Contato

Por fim, o Jefferson disponibilizou seu e-mail jefferson.camargo@gmail.com para quem quiser enviar dúvidas.

Eduardo Paulino

Sou formado em administração de empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Prestativo, sereno e divertido. Marketing digital, recursos humanos, tecnologia e empreendedorismo estão entre os meus temas favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.