Mergulhando no WordPress

A primeira palestra que eu assisti na WordCamp São Paulo 2016 neste sábado, dia 10 de dezembro, foi dada pelo designer e gerente de projetos, Ricardo Braz, onde ele deu dicas rápidas para quem trabalha com WordPress. A palestra foi bastante útil e eu aprendi algumas sacadas inteligentes, continue lendo.

Opções de tela

painel principal wordpress

Na barra superior do WordPress existe o item “Opções de Tela” que serve para exibir ou ocultar dados de uma determinada tela, para exemplificar eu listei abaixo as opções do “Painel” principal.

Agora: total de posts, páginas e comentários, além da última versão do WordPress instalada

Atividade: posts publicados recentemente e últimos comentários dos leitores

Estatísticas do site: total de estatísticas, posts populares e termos mais pesquisados

Visão geral dos posts Yoast SEO: caso o plugin Yoast SEO tenha sido instalado

Rascunho rápido: criar um rascunho rápido ou visualizar os rascunhos salvos

Novidades e eventos do WordPress: Meetups, WordCamps e notícias

Bem-vindo: links gerais de administração do site ou blog

Edição rápida

edição rápida

Em Posts ou Páginas dá pra editar rapidamente as categorias ou autores de todas as publicações de uma vez só automaticamente, selecionando no menu a opção “Editar”. Fica muito melhor do que ficar alterando cada publicação individualmente, ganha-se bastante tempo.

Livre sem distrações

livre de distrações

Quando estivermos escrevendo um post, na barra superior em “Opções de Tela”, dá pra deixar selecionada em “Configurações adicionais” a opção “Ativar o editor tela-cheia e a funcionalidade escrita sem distrações”, ou seja, aquelas barras da esquerda e direita ficarão ocultas, mostrando apenas como prioridade o corpo central do post.

Lembrando que nos navegadores (Firefox, Chrome ou Safari) existe uma opção parecida chamada “Zoom” para visualizar a tela de edição do post em tela cheia.

Atalhos do teclado

atalhos do teclado

No menu de edição do post existe um botão com um símbolo de interrogação com a lista de todas as teclas de atalho que podem ser utilizadas quando se produz algum conteúdo.

Incorporação automática

incorporação no post

Dentro do post dá pra incluir um vídeo do Youtube, um tweet ou até mesmo um post do Instagram, basta copiar o link e colar diretamente no post do WordPress, que será feita a incorporação automática sem a necessidade de usar algum código para incorporar.

Biblioteca de mídia

biblioteca de mídia

Na barra lateral esquerda do WordPress existe a opção “Mídia” nela dá pra visualizar todas as imagens que foram feitas o upload na “Biblioteca de Mídias”, além de visualizar as imagens por grade, também dá pra visualizar as imagens por lista onde mostra em qual post a imagem foi publicada.

Edição de imagens

editar mídia

Dentro da “Biblioteca de Mídia” também dá pra editar as imagens. Basta selecionar a imagem desejada na lista ou grade e clicar na opção “Editar Imagem”. Dá pra redimensionar o tamanho da imagem, recortar a imagem, configurar a miniatura, colocar a legenda da imagem e se tiver algum plugin de SEO instalado poderá colocar o texto alternativo na imagem. Estas opções são muito úteis para a edição de imagens.

Temas

temas wordpress

Se quiser alterar para um tema diferente do que está sendo utilizado atualmente, na barra lateral esquerda clicando em “Aparência”, depois em “Temas”, dá pra visualizar os temas disponíveis, clicando em “Ver ao vivo” dá pra ver um pré-visualização de como ficará o tema no site antes de ativar o tema em definitivo.

Usuários

usuários wordpress

Dentro da opção “Usuários” que é encontrada na barra lateral esquerda do WordPress, dá pra configurar várias opções no perfil do usuário cadastrado.

Dá pra alterar as cores do painel, no exemplo da imagem acima utilizei para exemplificar a opção “Amanhecer”, ativar publicação por e-mail, alterar informações de contato, alterar informações da biografia, foto do perfil e senha de acesso ao WordPress.

Ricardo Braz

No final da palestra, o Ricardo Braz disponibilizou os seus contatos para os participantes que estavam no auditório poderem enviar dúvidas ou bater um papo:

E-mail: ricardobraz@gmail.com
Skype: ricardo.braz
Twitter: @r_braz

A palestra completa pode ser visualizada ou se preferir podem ser baixados os slides no link que ele disponibilizou: goo.gl/Mw1h8l

WordPress

O Ricardo Braz também indicou para os participantes que estavam no auditório participarem de duas comunidades do WordPress no Facebook:

WordPress Curitiba: https://www.facebook.com/ComunidadeWordPressCuritiba/
WordPress Brasil: https://www.facebook.com/groups/wordpress.brasil/

Eduardo Paulino

Sou formado em administração. Atuo como Web Designer, Gestor de e-commerce, Blogueiro e Analista de mídias sociais. Sou o criador do site Mobilidade Sampa. Prestativo, sereno e divertido. Marketing digital, recursos humanos, tecnologia e empreendedorismo estão entre os meus temas favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.