Porque o mês de fevereiro tem apenas 28 ou 29 dias?

Eu nasci no mês de fevereiro e sempre tive curiosidade para saber porque o mês de fevereiro tem 29 dias a cada 4 anos e 28 dias todos os meses, fui pesquisar no nosso amigo Google a respeito.

O calendário gregoriano é o sistema que usamos para contar o tempo, que surgiu baseado nos demais calendários inspirados no movimento de rotação do Planeta Terra. Uma volta do Planeta Terra em torno do seu eixo corresponde a um dia, e uma volta do Planeta Terra em torno do Sol corresponde a um ano.

Diariamente para o Planeta Terra girar em torno de si mesmo, ele demora 24 horas. Agora para dar uma volta completa em torno do Sol, o nosso planeta demora cerca de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Em razão disso o ano têm 365 dias, sendo dividido em doze meses.

Mas acontece que este sistema de contagem trouxe um verdadeiro quebra-cabeça: o que fazer com as cerca de 6 horas que sobravam?

Para responder a essa pergunta é preciso voltar no tempo. Há mais de 2.200 anos, os egípcios da Alexandria, tiveram a seguinte ideia: a cada 4 anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes  (um arredondamento de 5 horas, 48 minutos e 46 segundos).

Faça as contas comigo:

6 horas do 1º ano + 6 horas do 2º ano + 6 horas do 3º ano + 6 horas do 4º ano = 24 horas

Conclusão: 24 horas completa um dia certinho, que a cada 4 anos aparece nas folhinhas dos calendários como o dia 29 do mês de fevereiro.

De onde vêm o nome bissexto?

A ideia de trazer o ano bissexto para o ocidente foi do imperador romano Júlio César. Ele importou o astrônomo grego Sosígenes para elaborar o novo calendário. O astrônomo só não sabia em que mês do ano colocar o dia que estava sobrando. Júlio César ordenou que ele fosse “o dia sexto antes das calendas de março”.

Conclusão sobre o mês de fevereiro

Na prática eu acho que o mês de fevereiro acaba passando mais rápido do que os outros meses do ano e no mês de fevereiro ainda têm algumas pessoas que dizem “o ano começa pra valer depois do Carnaval”, ou seja no mês de março, o que sempre achei uma grande bobagem, pois começamos a “pegar no batente” desde o primeiro dia do novo ano.

Eduardo Paulino

Sou formado em administração. Atuo como Web Designer, Gestor de e-commerce, Blogueiro e Analista de mídias sociais. Sou o criador do site Mobilidade Sampa. Prestativo, sereno e divertido. Marketing digital, recursos humanos, tecnologia e empreendedorismo estão entre os meus temas favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.