Social Blade: Descubra como funciona esta ferramenta

Eu sempre acompanho as postagens e os Stories do perfil Dicas de Curitiba no Instagram e teve um dia que a dona do perfil estava falando sobre a ferramenta Social Blade que dá para descobrir se um determinado perfil está comprando seguidores no Instagram.

Já se foi o tempo em que as agências de marketing ou as empresas contratavam um produtor de conteúdo na internet para fazer alguma ação de marketing somente pelo seu número alto de seguidores. A história é bem outra agora, um dos principais fatores que conta muito é o engajamento que o público têm com o produtor de conteúdo.

Voltando a falar da ferramenta Social Blade, o site é relativamente simples de manusear, você digita o nome do perfil no menu superior, além de perfil no Instagram, a ferramenta também faz buscas por perfis no Twitter e canais no YouTube.

Após digitar o nome do perfil ou canal desejado, a ferramenta vai mostrar o nível de classificação do perfil e logo abaixo vai aparecer uma tabela do número de seguidores e do número de pessoas que o perfil começou a seguir em uma média de cerca de 10 dias.

Se você notar que após o perfil vir mantendo um número razoável de seguidores e de pessoas que começou a seguir, esses números mudarem radicalmente, caso o perfil não tenha feito participado de uma campanha ou ter sido exposto publicamente para aumentar esse quadro, considere que ele está comprando seguidores.

social blade números
Tabela de followers e following no Social Blade

Os donos desses perfis que compram seguidores eu sempre costumo dizer que “estão dando um tiro no próprio pé”, pois as marcas e as agências conseguem descobrir não somente com o Social Blade, mas também com outras ferramentas, que aquele determinado perfil está comprando seguidores.

Você pode reparar que quando você posta uma foto no Instagram, em menos de um minuto aparece um expressivo números de seguidores ou curtidas, são de perfis que compram seguidores e curtidas. Além de comprarem perfis fantasmas ou comentários prontos, mal essas pessoas sabem que o Instagram pode punir com a exclusão do perfil.

A melhor forma de adquirir seguidores é naturalmente, ou seja, fazer um calendário de postagens com conteúdo relevante usando as hashtags corretas para a sua audiência, interagir com os seus seguidores, comentar sinceramente nas fotos das pessoas e criar bastante histórias nos Stories. O relacionamento é importante sempre com a sua base de seguidores e clientes.

Eduardo Paulino

Sou formado em administração. Atuo como Web Designer, Gestor de e-commerce, Blogueiro e Analista de mídias sociais. Sou o criador do site Mobilidade Sampa. Prestativo, sereno e divertido. Marketing digital, recursos humanos, tecnologia e empreendedorismo estão entre os meus temas favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.