WordCamp São Paulo 2016: Eu fui!

Em novembro, eu fiquei sabendo que iria acontecer a edição 2016 da WordCamp São Paulo na UNICID do Carrão no dia 12 de dezembro e não exitei em acessar o site oficial deles para comprar o ingresso.

Na WordCamp acontecem palestras muito interessantes sobre o tema WordPress, plataforma esta que eu já venho trabalhando e aprendendo desde 2014. O que mais me fascina no WordPress é a liberdade em mexer livremente na plataforma e é de fácil aprendizado, a cada dia eu aprendo algo novo.

Eu acordei no sábado pela manhã, dia 12 de dezembro, antes das 7h da manhã, na noite anterior eu já tinha deixado a minha mochila pronta com caderno de anotações, carteira com documentos, garrafinha de água mineral, programação do evento impressa, canetas, carregador de celular, entre outros itens pessoais.

Eu moro na Zona Leste, peguei o ônibus da linha 414P-10 Vila Industrial – Metrô Carrão que passa aqui na Avenida Sapopemba, altura do número 7400, estava vazio e consegui ir sentado.

Esta linha fazia seu trajeto até a Penha, na região do Terminal Penha, mas a SPTrans reduziu o trajeto até a Estação Carrão da Linha 3-Vermelha em 25 de junho, eu falei sobre esta alteração lá no Mobilidade Sampa.

Pelo trajeto desta linha passando pela Vila Guarani, Vila Formosa e Tatuapé não tinha trânsito e antes das 8h cheguei no Terminal Norte da Estação Carrão. O prédio da UNICID fica pertinho da estação na Rua Cesário Galero, números 448 e 475 e deu pra ir a pé, em menos de 10 minutos.

Na portaria me informaram o local que seria o evento, era quase próximo à entrada e eu fiquei aguardando realizarem o credenciamento.

wordcamp 2016
Área onde realizei o credenciamento

No credenciamento eu apresentei meu documento de identidade, me entregaram o crachá personalizado onde tinha que escrever o meu nome com um canetão e recebi uma sacolinha com muitos brindes e como eu adoro ganhar brindes, eu fiquei muito feliz! \o/

Tinha bastante gente presente no evento, eu acho que tinha aproximadamente umas 300 pessoas, todos foram direcionados para se dirigir ao auditório principal da UNICID para assistir a cerimônia de abertura da WordCamp.

Nada mais, nada menos, foi uma apresentação do que se trata o evento realizado todo ano aqui em São Paulo, quais seriam os principais palestrantes, o auditório estava com as luzes baixas e um certo momento na hora de tirar uma foto deixei sem querer o flash ligado e paguei um mico! \o Eu pedi desculpas às pessoas que estavam na minha frente.

O ar condicionado estava desligado, disseram que a pessoa responsável pela manutenção não trabalhava aos sábados e eu fiquei até o final do dia, se abanando com folders e papéis, no período da tarde esquentou mais, mas não ao ponto de incomodar totalmente.

cerimônia de abertura
Cerimônia de abertura da WordCamp

Na sacolinha de brindes eles colocaram um folder com a programação do evento, mas como quis saber antecipadamente os temas de cada palestra, eu imprimi uma semana antes do evento, a programação completa, eu selecionei as palestras que mais me interessavam pra assistir no horário marcado, as palestras tiveram os mais variados temas como desenvolvimento, design, marketing e conteúdo, negócios e comunidade.

Algumas palestras foram dadas no auditório principal e outras palestras foram dadas em uma das salas (mini auditório) da UNICID, se não me engano era no segundo ou primeiro andar, então a cada palestra o público trocava de sala, ora pegando o elevador ou não.

Neste mini auditório da UNICID tinham ventiladores e como está pertinho da Radial Leste, avenida importante da Zona Leste, que liga o bairro de Itaquera a região central de São Paulo, dava até pra ouvir quando os trens das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM passavam.

E na sala ao lado aconteceram também três workshops para o público interessado com os temas: “Segurança da informação para WordPress e WooCommerce”, “WordPress RET API e Web Apps” e “Aprenda a desenvolver plugins no WordPress”.

Ao todo eu assisti 11 palestras sobre os mais variados assuntos e aqui no blog eu fiz um resumo de 10 dessas palestras. Eu pude aprender muitas coisas pra depois colocar em prática, foram assuntos que eu queria muito me aprofundar no WordPress.

Abaixo eu coloquei o tema de cada palestra que eu assisti, basta clicar no link de cada uma delas para conferir todos os detalhes:

Mergulhando no WordPress
Iniciando sua loja com WooCommerce
Content Marketing para seu negócio
Lojas virtuais de gente grande
Design e estratégia para seu complexo de mídias
Apresentando o WordPress para seus clientes
Case da Editora Abril
A interface nunca está pronta
Eventos de sucesso usam WordPress
A importância do bom atendimento ao cliente

Em dois horários, às 10h30 e às 15h30 eles disponibilizaram para o público o tradicional Coffee Break, no período da tarde eles colocaram salgados, como por exemplo, coxinhas, bolinhas e risoles, acabaram em poucos minutos, o pessoal estava com fome. \o Também tinha café, suco, chá e água.

UNICID Carrão
Área onde aconteceram os dois coffee breaks

No local onde colocaram o coffee break também tinham dois estandes, um da empresa UOL Host e outro da empresa Sucuri Security, que foram alguns dos patrocinadores do evento.

No local também tinha um espaço para o público fazer networking, o chamado Painel de Networking, as empresas ou profissionais colocaram em um quadro seus cartões de visita para anunciar produtos e serviços.

painel de networking
Painel de networking

O horário do almoço começou às 12h30 e eu estava procurando saber onde seria o local do almoço, pois na sacolinha de brindes veio junto um vale almoço, nesse momento conheci a Tânia Gamarra e ela me avisou que eles serviriam o almoço no outro prédio da UNICID atravessando a Rua Cesário Galero, em um local onde geralmente servem refeições para os alunos da universidade.

Ela deu uma dica para todos que vêm ao evento, pegar a fila do almoço quando ela está no começo, pois depois junta muita gente e a espera é grande.

Mas pra quem quisesse, lá no prédio onde aconteceram as palestras tinham restaurantes pagos que serviam comida por kilo e lanchonetes.

Eu eguei a fila junto com a Tânia, os funcionários da universidade serviram arroz, feijão, alface, tomate, carne ou frango, gelatina e suco. Um imprevisto aconteceu na hora de servirem o almoço, a comida acabou e tiveram que providenciar de última hora comprar a comida para quem ainda estava na fila.

A Tânia também me deu uma outra dica para participar dos meetups que a comunidade WordPress promove em vários locais ao longo do ano, são encontros mensais com temas específicos.

No site do Meetup tem mais informações sobre esses encontros e eles também tem um aplicativo disponível para iOS e Android.

Nesse intervalo do almoço, eu aproveitei para deixar carregando o meu celular no carregador portátil e eu também fiz mais algumas postagens do evento no Twitter e no Facebook. Percebi que na rua da UNICID também tinham algumas lanchonetes e uma sorveteria, pra quem quisesse comer também.

No prédio onde aconteceram as palestras também tinham sanitários masculino e feminino de fácil acesso para o público e uma área para fumantes.

UOL Host
Estande do UOL Host

No final do dia, quando aconteceria a última palestra do Léo Baiano, com o tema “Coisas que eu gostaria de saber antes de começar a desenvolver temas e plugins para WordPress”, a organização do evento avisou que ele não poderia comparecer, pois tinha ido em seu apartamento buscar uns livros da Novatec Editora, porém deu algum problema no Metrô e ele ficou impossibilitado de dar a palestra. 🙁

Na cerimônia de encerramento aconteceram sorteios de vários brindes para o público, foi um momento bastante legal! \o/ Eles sorteavam as pessoas de acordo com o número que estava em cada cadeira do auditório, teve sorteio de pau de selfie, o UOL Host deu uma televisão de plasma da LG e mais alguns brindes de outros patrocinadores.

Eu não fui um dos sortudos. 🙁 Na programação estava descrito que aconteceria o WordCana, ou seja, à noite aconteceria um happy hour em um bar para o pessoal dar aquela descontraída.

Os organizadores indicaram para os interessados visitarem o site da WordCamp do Rio de Janeiro, pois o evento acontece todo ano também em terras fluminenses.

No final, os organizadores agradeceram a todos que compareceram em mais esta edição da WordCamp São Paulo e convidaram a todos para participar da edição 2017 em local ainda a ser definido. Eu gostei bastante da experiência de ter assistido as palestras do evento e ter trocado ideias com as pessoas que cruzei na hora de entrar para uma palestra e outra.

Aprendi bastante coisa interessante e vou colocar em prática as coisas que anotei. Pra você que leu esse post e ainda não foi a alguma edição da WordCamp recomendo que vá sim, é muito legal participar da comunidade WordPress. 🙂

cerimônia de encerramento
Cerimônia de encerramento da WordCamp

A organização da WordCamp São Paulo fez um post no site oficial agradecendo aos patrocinadores e ao público e também fizeram um post especial com todas as fotos do evento, inclusive tem a foto oficial com toda a galera reunida.

Foto oficial do evento

Até a WordCamp São Paulo 2017! \o/

Eduardo Paulino

Sou formado em administração de empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Prestativo, sereno e divertido. Marketing digital, recursos humanos, tecnologia e empreendedorismo estão entre os meus temas favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.