Quer fechar negócio? Apresente o WordPress para os seus clientes!

A sexta palestra que eu assisti na WordCamp São Paulo 2016 neste sábado, dia 10 de dezembro, foi com o Raphael Paim, sócio-fundador da Origgami, empresa especializada em criação de sites.

Na apresentação ele contou quais foram as principais reações positivas dos clientes da sua empresa ao saber das funcionalidades do WordPress antes de fechar o contrato para o desenvolvimento dos projetos.

Funil de vendas

O funil de vendas é dividido em três partes:

Topo: Nesta parte é importante aumentar a quantidade de acessos do site para atrair novos clientes, ou seja, gerando mais leads;
Meio: O cliente deseja comprar um produto, mas ainda está analisando a empresa nos mínimos detalhes;
Fundo: Nesta última parte o cliente avalia o produto, faz comparação com os produtos de outras empresas, decide qual a melhor empresa e finaliza a compra.

Quanto cobrar pela criação de um site?

Eu estava lendo uma pesquisa realizada pela empresa Cetic.br onde aponta que 45% das pequenas empresas ainda não têm um site na Internet, essas empresas acabam reduzindo a sua participação no mercado, por não conhecerem a grande diferença de estar presente na Internet para alavancar a empresa.

É um grande desafio responder quanto custa criar um site, pois precisamos saber como é o site que o cliente deseja e escolher a forma correta como o site será planejado e criado, ou seja, a resposta não é simples.

Pós-venda

Existem várias formas de fidelizar o cliente, tendo o e-mail dele, aproveite para enviar newsletter semanais ou a cada duas semanas, pode ser feita uma pesquisa de qual assunto ele gostaria de receber.

Manter um contato com o cliente após a venda é fundamental, pois sai mais barato vender para um cliente já existente do que conquistar um novo cliente, ou seja, sempre valorize o cliente.

Algumas semanas antes do Natal aproveite para enviar um cartão de Natal para o cliente, pode ser até mesmo impresso, se tiver a data de aniversário dele, envie um cartão de aniversário personalizado.

Parcerias

Uma dica interessante que o Raphael disse na palestra foi para buscar parcerias com outras empresas ou profissionais, caso os segmentos de ambas as empresas se complementam.

Mas antes é importante definir o que a empresa está disposta a ofertar. Uma parceria envolve inúmeras vantagens, como por exemplo condições especiais para os clientes dos futuros parceiros.

Mas independente disso, é importante saber que a empresa precisa oferecer um diferencial no mercado, pois afinal de contas, parceria não é apenas receber.

Contato

O Raphael no final da palestra disponibilizou o seu e-mail [email protected] para quem quiser enviar dúvidas. Conecte-se com ele no Linkedin.

1 comentário em “Quer fechar negócio? Apresente o WordPress para os seus clientes!”

Deixe um comentário