No palco design da Campus Party Brasil 10, eu assisti a palestra do Rodrigo Medeiros, designer de interação e fundador da associação sem fins lucrativos BRU! Design de interação, que foi focada para o público que quer começar na área de artefatos digitais.
O Rodrigo falou que o design precisa ser centrado no usuário, pensando no perfil, necessidades, características e desejos.
Em um ciclo onde têm a pesquisa como base é necessário: coletar histórias, analisar o contexto, ganhar empatia, observar as tendências e ter um modelo mental.
Os caixas eletrônicos dos bancos por exemplo, as instituições financeiras não pensam na experiência do correntista quando vai utilizar o equipamento.
No geral, ele disse que muita coisa ainda precisa ser feita e as informações precisam chegar cada vez mais para as pessoas.
Palestra sobre #design de interação com @medeiros_rod da @bruixd na @CampusPartyBRA. #cpbr10 #CampusParty #CampusParty2017 pic.twitter.com/d95bbrgiRl
— Eduardo Paulino (@eduardopaulinos) 2 de fevereiro de 2017
Ele citou algumas empresas que já praticam o design de interação no Brasil: C.E.S.A.R, Work & Co, Huge, Saiba +, ThoughtWorks, Catarinas Design de Interação e PorQueNão?.
Ele indicou alguns sites onde podemos encontrar mais informações sobre este tema: Blog de AI, Visual + Mente e Movimento UX.
O Rodrigo também indicou dois livros para complementar o conhecimento na área: Ergonomia e Usabilidade da editora Novatec e Avaliação e Projeto no Design de Interfaces da editora 2Ab.
Pra quem quiser entrar em contato com o Rodrigo para tirar dúvidas pode acessar o site dele http://rodrigomedeiros.com.br, enviar um e-mail para rodrigo.medeiros@ifpb.edu.br ou segui-lo no Twitter @medeiros_rod.