Pesquisa Datafolha revela apoio ao fim da escala 6×1

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada em 27 de dezembro, 64% dos brasileiros apoiam o fim da escala 6×1, proposta pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) em uma PEC que visa alterar a carga horária de trabalho. O levantamento indica que 70% dos entrevistados preferem uma jornada de cinco dias por semana, enquanto 17% optam por seis dias, e apenas 7% defendem quatro dias. A jornada máxima de oito horas é considerada ideal por 82% dos entrevistados.

Entre os que desaprovam a redução da jornada, a maioria é composta por homens (40%), enquanto 70% das mulheres são favoráveis. O apoio à mudança é maior entre jovens de 16 a 24 anos (81%), em contraste com 48% de rejeição entre pessoas com 60 anos ou mais.

A pesquisa também mostra diferenças de opinião por faixa de renda. Entre aqueles que ganham até dois salários mínimos, 68% defendem a redução da jornada, enquanto 43% dos que recebem mais de cinco salários mínimos são contrários. O levantamento entrevistou 2.002 pessoas em 113 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Deixe um comentário