Cohousing: um novo conceito de moradia

Você já ouviu falar em cohousing? É um estilo de moradia que favorece o compartilhamento e a convivência. Eu sempre costumo assistir o programa Manhã Leve da jornalista Maria Cândida na TV Aparecida e no início deste mês a arquiteta e urbanista Lilian Avivia Lubochinski foi uma das convidadas do programa e explicou como funciona esse sistema de moradia. Eu vou te contar neste post. Continue lendo.

No mundo atual as pessoas adotam mais práticas individualistas que acabam não trazendo resultados positivos para o meio ambiente e além disso acabam se afastando da coletividade. Na década de 70, um grupo de pessoas na Dinamarca, criou um sistema de moradia que enaltecia o convívio com a vizinhança e praticava a política do compartilhamento: nascia então o cohousing.

Este modelo sustentável de moradia foi aplicado em diversos países pelo mundo e hoje está sendo discutido no Brasil também.

O cohousing é um tipo de lugarejo particular onde os moradores tem suas casas individuais, mas tem um detalhe, eles favorecem o local comum. Cada comunidade estabelece seus próprios princípios.

Muitos dos moradores veneram por bibliotecas, refeitórios e lavanderias comunitárias; alguns deles compartilham serviços e meios de transporte como bicicletas e carros, com o intuito de economizar recursos naturais e aproximar pessoas.

O espírito de solidariedade e a ideia de uma vida mais simples proporcionada pelo que o cohousing proporciona tem, cada vez mais, despertado o interesse nas pessoas aqui no Brasil.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Acompanhe as discussões no grupo no Facebook fundado pela Lilian Avivia Lubochinski e fique por dentro das últimas informações curtindo a página Cohousing Brasil também no Facebook.

Leia também

O Ricardo Sturk da equipe do site Eu Sem Fronteiras escreveu um artigo onde ele fala mais sobre o conceito do cohousing.

Siga-me nas redes sociais

Quer ficar por dentro das minhas atualizações nas redes sociais? Aproveite para me acompanhar no InstagramFacebook ou Twitter. Por lá estou sempre mostrando dicas, bastidores e novidades. 🙂

Eduardo Paulino

Olá! Eu sou o Eduardo e moro em São Paulo. Sou formado em Administração de Empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Amo tecnologia, empreendedorismo, recursos humanos, artesanato e tudo relacionado ao marketing digital! Aqui no blog abordo diversos assuntos que fazem parte do meu cotidiano, buscando compartilhar com meus leitores as minhas vivências, opiniões e dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.