Declaração de conteúdo dos Correios: Como funciona?

Desde o dia 2 de janeiro de 2018, para quem não possue CNPJ, se tornou obrigatório o envio da Declaração de Conteúdo, toda vez que for enviar uma encomenda nos Correios.

Para quem é lojista e possue CPNJ esse procedimento já é bastante comum, já que o lojista emite a nota fiscal do cliente, com os requisitos básicos preenchidos como (nome, produto, quantidade, peso e valor) e geralmente deixa ela na parte externa da encomenda.

Agora pra quem ainda não tem CNPJ e é somente pessoa física, não é um bicho de sete de cabeças emitir a Declaração de Conteúdo, continue lendo que eu vou te explicar.

Pra facilitar eu disponibilizei aqui um modelo da declaração em formato PDF para você baixar. Então baixe o arquivo, imprima e preencha a mão os dados solicitados.

Comece preenchendo os dados do remetente e destinatário como (nome, endereço, cidade, estado e CEP). O número do CPF não é obrigatório.

Depois preencha os dados de Identificação dos Bens do que será enviado, a quantidade e o valor não é obrigatório. Depois no final, preencha a cidade, a data e o ano. Por fim, assine a declaração.

Agora quando for fixar a declaração no lado externo da encomenda, eu aconselho colocar ela dobrada dentro de um saquinho plástico e fixar com fita. Deixe sempre visível a parte que informa o conteúdo da encomenda.

declaração de conteúdo
Foto: Reprodução

Agora pra quem quiser facilitar o processo e não quiser usar fita pra fixar o saquinho plástico, pode comprar o saco canguru plástico próprio para colocar a declaração ou nota fiscal. No site do Shoptime, tem o saco pra vender nos tamanhos 13×15 cm com 100 unidades, 13×15 cm com 500 unidades e 13×15 cm com 1.000 unidades.

Viu que não é nenhum bicho de sete cabeças enviar a Declaração de Conteúdo nos Correios? Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe com aquele seu amigo que também precisa enviar encomendas nos Correios.

Se você ficou com alguma dúvida me escreva abaixo nos comentários ou me envie um e-mail para contato@eduardopaulino.com que irei te responder. Até mais! 🙂

Eduardo Paulino

Olá! Eu sou o Eduardo e moro em São Paulo. Sou formado em Administração de Empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Amo tecnologia, empreendedorismo, recursos humanos, artesanato e tudo relacionado ao marketing digital! Aqui no blog abordo diversos assuntos que fazem parte do meu cotidiano, buscando compartilhar com meus leitores as minhas vivências, opiniões e dicas.

Um comentário em “Declaração de conteúdo dos Correios: Como funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.