Os dez mandamentos da alimentação saudável

Um bom esportista sempre tem alinhado aos seus exercícios uma boa alimentação. Por isso, a autora Bruna Pavão, do livro Receitas para Esportistas, da Editora Alaúde, criou os 10 mandamentos para uma alimentação saudável.

1. Tenha 5 cores diferentes no prato
Quanto mais colorido o prato, mais saudável será!

2. Experimente novos alimentos
Escolha algum dia da semana para experimentar um alimento novo, seja em casa, seja em um restaurante.

3. Beba água
Coloque uma garrafa de 1 litro ou 500 ml à sua disposição em casa ou no trabalho. Beba 1 litro no período da manhã e 1 litro no período da tarde.

4. Mastigue bem os alimentos
Evite comer muito rápido e sem prestar atenção na mastigação. Quanto melhor mastigarmos os alimentos, melhor será a nossa digestão.

5. Consuma de 2 a 3 porções de furtas por dia
Se você não consome nenhum tipo de fruta, acrescente pelo menos 1 porção no seu dia. Vá aumentando essa porção aos poucos! Com o tempo, o seu corpo vai se acostumar e pedir mais!

6. Evite doces industrializados e cheios de açúcar
Substitua por tâmaras, castanhas, damascos e chocolate amargo.

7. Coma sentado à mesa
Evite fazer refeições no sofá, na cama ou no carro.

8. Coma sem distrações
Evite fazer as refeições assistindo à televisão, trabalhando ou brincando no celular. É essencial prestarmos atenção naquilo que estamos oferecendo ao nosso corpo.

9. Seja o exemplo para o seu filho
Se tem crianças em casa, você será o maior exemplo! Siga todos os mandamentos para que seus filhos possam ter estímulos de colocar em prática também.

10. Exercite-se
Pratique atividades físicas regularmente com o acompanhamento de um educador físico!

O que você achou dos 10 mandamentos da alimentação saudável? Você já pratica alguns deles? Me conte abaixo nos comentários que eu quero saber! 🙂

Eduardo Paulino

Paulistano, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas empreendedorismo, marketing digital, mobilidade urbana e recursos humanos. Também cria conteúdo no Mobilidade Sampa, Mobilidade Curitiba, Mobilidade Floripa, Mobilidade Rio e Mobilidade Porto Alegre. Quer entrar em contato com o Eduardo? Escreva para contato@eduardopaulino.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.