Pelo décimo-segundo ano consecutivo, a Coca-Cola lidera o Ranking Kantar Brand Footprint como a marca mais escolhida pelos brasileiros dentro do lar. Nesta edição, o refrigerante alcançou a marca histórica de 610 milhões de Consumer Reach Points (CRP), tornando-se a primeira a atingir esse número. O CRP é calculado multiplicando o número de indivíduos de um país pelo percentual de compradores da marca e pela frequência de interações com a marca em um ano. Em 2023, a Coca-Cola foi escolhida 610 milhões de vezes no Brasil. Além disso, a Coca-Cola Zero também aumentou sua presença nos lares brasileiros.
Outras marcas destacadas no ranking incluem Ypê, Italac, Perdigão e Seara. Ypê e Italac, respectivamente segunda e quarta colocadas, aumentaram seus CRPs ao expandir suas categorias e submarcas em mais lares. Perdigão e Seara, em terceiro e quinto lugares, respectivamente, cresceram principalmente devido ao aumento da frequência de compra.
Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar no Brasil, destaca que 2023 foi um ano de retomada consistente das mega marcas, com Coca-Cola crescendo 10%, um feito significativo para uma marca desse porte. Seara e Italac trocaram de posições no Top 5 devido ao crescimento mais rápido de Italac.
No Top 50 do Ranking Kantar Brand Footprint, 38 marcas registraram crescimento de CRP, enquanto 12 tiveram queda. Marcas como Piracanjuba e Aurora entraram no Top 10, enquanto Richester, Minuano, Fortaleza e Ala estrearam no Top 50. Para estar entre as 50 maiores, uma marca precisa ter 120 milhões de CRPs, estar presente em 65% dos lares e ser escolhida, em média, cinco vezes por ano.
O consumo fora do lar também avançou, com o index de consumo da Kantar alcançando 120 pontos no final de 2023, um crescimento de 20% desde o início da pandemia em 2020. Em relação ao consumo dentro do lar, houve um aumento de 9% em unidades entre o quarto trimestre de 2022 e o quarto trimestre de 2023. No total, 219 das 350 marcas avaliadas conquistaram CRPs, e 19% delas se classificaram como super brands, com mais de 50% de penetração.
O estudo também apresentou um ranking das marcas mais escolhidas no e-commerce, com mais de 640 mil novos lares realizando compras digitais, totalizando 13 milhões. Natura lidera este ranking, seguida por marcas como Brahma e O Boticário, que, embora fora do Top 50 geral, destacam-se no comércio eletrônico.