Por que desisti do AMP no blog?

Neste post eu vou contar os motivos pelos quais eu desisti do AMP no blog. Eu suponho que você que esteja lendo saiba o que é a tecnologia AMP para sites, caso não, leia mais neste post no blog Resultados Digitais. Muitos sites só contam como funciona o AMP e as vantagens, mas acabam não contando muito as desvantagens.

  • Se você tem um tema com um design bacana que demorou bastante tempo para construir, saiba que no AMP vai perder muito do layout, pois acaba ficando uma coisa bem simples, mesmo que você use algum plugin para fazer ajustes, eu cheguei a usar o “AMP for WP” e não gostei.
  • Depois que o site fica em AMP, os links apontam para URLs do Google, ao invés da URL original do site, eu não gostei muito porque quando eu copiava o URL no celular para visualizar node sktop, a visualização ficava em mobile e era preciso alterar a URL manualmente. Algumas pessoas dizem que isso pode impactar negativamente o tráfego do site, mas eu nunca cheguei a me aprofundar nesta questão.
  • Existem vários plugins para transformar o site em AMP, caso você não queira fazer isso manualmente, mas não é nem questão de querer, pois acaba precisando de um desenvolvedor para fazer o serviço. Como eu disse, eu usei o plugin “AMP for WP”, em sua versão gratuita, mas tinham várias opções para melhorar a configuração e precisava pagar em dólar, uma delas que fazia muita falta na versão AMP era colocar a seção de comentários e mesmo assim quando coloquei, o campo para digitar os comentários e o tamanho da fonte para aparecer o nome dos campos nome, e-mail ou deixe seu comentário, eram muito pequenas e não ficava agradável.
  • Uma outra coisa que me irritava muito era a atualização do post, vou te dar um exemplo. Eu cheguei a usar o AMP no site Mobilidade Rio, mas eu também desisti, no dia 30/06/2020 teve uma manifestação na Avenida Getúlio Vargas, no Centro do Rio, eu escrevi o post, publiquei e rapidamente apareceu na pesquisa do Google, mas quando a manifestação encerrou e eu atualizei o post informando isso, o post demorava muito para atualizar no Google, ou seja, se alguma pessoa procurasse pela informação da manifestação, ainda podia ler que a manifestação estava acontecendo, isso não gostei de jeito algum.

Ok! Eu desisti do AMP no blog, então o que eu fiz? Simples, neste meu blog pessoal passei a utilizar a versão comum e gratuita do tema ColorMag da ThemeGrill, ela não se ajusta perfeitamente para mobile, mas quebra o galho. Já no Mobilidade Rio, eu uso o tema NewsPaper de tagDiv que se adapta muito bem para mobile.

E você? Como está sendo ou como foi sua experiência com AMP no seu blog? Me conte abaixo nos comentários.

Deixe um comentário