A importância do bom atendimento ao cliente

A décima palestra que eu assisti na WordCamp São Paulo 2016 neste sábado, dia 10 de dezembro, foi com o Otto Wald, membro ativo da comunidade WordPress da Argentina e analista de suporte da empresa OnTheGoSystems Limited.

Na palestra, o Otto destacou quais são os custos que uma empresa acaba tendo quando oferece um mal suporte para os clientes, vai além do custo financeiro, ela acaba perdendo também a sua credibilidade.

Mal suporte

Basicamente ele começou falando de duas situações do que acontece quando não é oferecido um bom suporte.

Primeiro: que não dá a chance de ter uma segunda oportunidade, ou seja, será impossível causar uma segunda impressão.

Segundo: que clientes insatisfeitos contam para os amigos e conhecidos que o suporte oferecido por aquela empresa é ruim ou péssimo.

Bom suporte

Agora as empresas que sempre investem para oferecer um melhor suporte ou atendimento para o seu cliente acabam colhendo bons frutos desta relação.

– 86% dos clientes chegam pagar a mais para ter um bom serviço;
– Em 2020, a experiência com o usuário será mais importante que o preço;
– 72% dos clientes satisfeitos compartilham a sua experiência, seja fazendo o famoso boca a boca para amigos, familiares e conhecidos ou postam nas redes sociais, fotos e vídeos falando bem do produto ou serviço adquirido;

Atitude

Para finalizar o Otto deu algumas dicas rápidas do que as empresas precisam ter para oferecer um excelente suporte e atendimento ao cliente: paciência, boa comunicação, trabalho em equipe, empatia, seguir aprendendo, investigar, pesquisar e utilizar ferramentas de produtividade.

Eduardo Paulino

Sou formado em administração de empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Prestativo, sereno e divertido. Marketing digital, recursos humanos, tecnologia e empreendedorismo estão entre os meus temas favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.