Como funciona a tecnologia NFC?

Você já ouviu falar da tecnologia NFC? Hoje em dia é bastante comum cada pessoa ter pelo menos um smartphone, aparelho de TV ou aparelho de som.

Com tantos aparelhos diferentes para usar, é comum você precisar transferir dados de um aparelho para o outro. Uma maneira prática de fazer isso é através do NFC, eu vou te contar a seguir o que é e como esse chip funciona.

O NFC

O Near Field Communication, que traduzindo para o português, significa Comunicação por Campo de Proximidade, é nada mais nada menos do que uma tecnologia que serve para trocar informações entre dispositivos de uma maneira prática e rápida, desde que possuam chip compatível, sem a necessidade de usar cabos e fios.

Sabe o Bluetooth? É bem parecido com ele, a vantagem é que você não precisa parear os aparelhos. O NFC foi desenvolvido em uma parceria entre as empresas Philips e Sony.

Como a tecnologia NFC funciona?

O NFC gera um link em frequência de rádio de curta distância, que permite trocar uma pequena quantidade de dados apenas aproximando os dispositivos em até 10 centímetros. O processo é seguro e rápido, sem a necessidade de utilizar um terceiro dispositivo na transmissão.

É uma tecnologia que pode trazer muita agilidade no dia a dia das pessoas e o que se espera é que ela esteja em um dispositivo que esteja presente 24 horas por dia na mão das pessoas.

A melhor aplicação utilizada atualmente é a implementação do NFC em smartphones.

Atualmente o NFC é utilizado de diversas maneiras. Eu listei abaixo cinco coisas bacanas que já são feitas com um smartphone que possue a tecnologia NFC:

1) Depois do lançamento do Apple Pay, o NFC passou a ficar mais popular no Brasil, é um sistema de pagamento criado pela Apple sem a necessidade de utilizar o cartão de crédito ou débito na hora de pagar as compras. O Google e a Samsung também criaram os seus sistemas de pagamento próprios, ambas as empresas criaram o Google Pay e o Samsung Pay, respectivamente.  O objetivo de todas essas empresas é eliminar o uso de cartões de crédito e débito futuramente.

2) No Japão, a função é bastante utilizada no dia a dia dos japoneses que utilizam o transporte público, o sistema do Metrô de Tóquio permite que as passagens sejam compradas diretamente com a aproximação do smartphone às catracas. Eu fico imaginando o quanto deve ser prático fazer isso! Os japoneses estão sempre inovando!

3) A tecnologia também permite trocar fotos de um smartphone para o outro apenas ativando a função e colocando os smartphones lado a lado.

4) Que tal tocar as músicas que tem no seu smartphone diretamente na sua caixa de som ou no seu home theater? Com a função NFC isso já é possível.

5) Aqui em São Paulo, tem um aplicativo que se chama Rede Ponto Certo, que serve para fazer a recarga do Bilhete Único da SPTrans, pra quem tem o NFC da empresa NXP compatível no smartphone é possível fazer a consulta do saldo do Bilhete Único. Antigamente eu tinha um smartphone da Samsung, o Galaxy S3, com ele eu conseguia ler o saldo do bilhete e também validar a recarga do bilhete no próprio smartphone, mas depois a função foi desabilitada no smartphone e não consegui usar mais. No site da empresa têm a lista dos smartphones compatíveis.

Como saber se meu smartphone tem NFC?

Eu dei uma pesquisada no Google sobre o assunto e descobri a dica do Darlos do blog Império Teck. Para saber se o seu smartphone tem ou não a função NFC é simples, basta baixar o aplicativo NFC Check para Android que ele vai informar a compatibilidade ou não.

Eu tinha achado um outro site que informava a lista de aparelhos compatíveis com NFC mas achei uma “furada”, pois na lista estava que o meu Moto G6 Plus era compatível, mas não é! Eu instalei o aplicativo NFC Check e informou incompatibilidade. Não descobri se tem o aplicativo para iOS.

Considerações finais

A tendência mundial é que o NFC substitua as nossas carteiras tradicionais com o passar do tempo, funcionando cada vez mais como uma forma de facilitar pagamentos e outras transações.

E você já teve acesso a essa tecnologia que já está transformando o nosso dia a dia? Onde você mais gostaria de ver o NFC no seu dia a dia? Escreva abaixo nos comentários que eu quero saber. 🙂

Eduardo Paulino

Olá! Eu sou o Eduardo e moro em São Paulo. Sou formado em Administração de Empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Amo tecnologia, empreendedorismo, recursos humanos, artesanato e tudo relacionado ao marketing digital! Aqui no blog abordo diversos assuntos que fazem parte do meu cotidiano, buscando compartilhar com meus leitores as minhas vivências, opiniões e dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.