Pão de ricota

Olá! Hoje eu venho aqui pra te trazer uma receita deliciosa de pão de ricota, que é indicação da minha amiga Esther. Eu coloquei mais abaixo, os ingredientes da massa do pão, seu modo de fazer, os ingredientes do recheio e também seu modo de fazer.

Eu não sei você, mas eu gosto muito de ricota. Ela têm um sabor leve, geralmente eu prefiro comprá-la na embalagem natural, nos supermercados é vendida dentro de um saquinho redondo (geralmente com 500 gramas) e a validade é em torno de uma semana, após aberta.

Então vamos lá, papel e caneta na mão para a receita!

Massa

– 2 tabletes de fermento para pão (30 gramas)
– 1 xícara de chá de leite morno
– 2 ovos
– 2 colheres de sopa de açúcar
– 1 colher de chá de sal
– 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
– 500 gramas de farinha de trigo
– Gema para pincelar

Dissolva o fermento no leite. Acrescente os ingredientes restantes, seguindo a ordem indicada. Sove a massa e deixe dobrar de volume. Abra com o rolo em meio centímetro de espessura. Distribua o recheio e enrole como um rocambole. Deixe dobrar o volume. Pincele com a gema e asse em forno pré-aquecido.

Recheio

– 5 colheres de sopa bem cheias de açúcar
– 500 gramas de ricota fresca
– 2 ovos
– 1 colher de sopa de manteiga amolecida
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 100 gramas de uvas passas pretas sem semente

Junte o açúcar e a ricota e amasse bem com um garfo. Acrescente o restante dos ingredientes.

Considerações finais

Vamos para algumas observações finais:

– A temperatura do forno dever ser moderada de 180ºC;
– O tempo de forno de cerca de 40 minutos;
– A receita dá cerca de 2 pães.

Eu espero que vocês tenham gostado da indicação desta receita de pão de ricota. Qualquer dúvida ou sugestão que você tiver me escreva abaixo nos comentários.

Um grande abraço, bom preparo da receita, bom apetite e até mais!

Leia também

No blog Mel e Pimenta, da Eline Prado, ela também têm uma receita que vai ricota, é um sanduíche com pasta de ricota, cenoura e passas agridoce, vale a pena dar uma olhada!

Eduardo Paulino

Olá! Eu sou o Eduardo e moro em São Paulo. Sou formado em Administração de Empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Amo tecnologia, empreendedorismo, recursos humanos, artesanato e tudo relacionado ao marketing digital! Aqui no blog abordo diversos assuntos que fazem parte do meu cotidiano, buscando compartilhar com meus leitores as minhas vivências, opiniões e dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.