Como usar a criatividade na hora de criar conteúdo digital?

No palco Curador II da Campus Party Brasil 10 eu assisti a palestra do Erickson Monteiro, fundador do Plugcitários, onde ele deu muitas dicas para usar a criatividade na hora de criar conteúdo digital.

Eu não conhecia o trabalho do Erickson e achei ele um ótimo palestrante. Abaixo eu fiz um pequeno resumo dos principais pontos que ele abordou durante a palestra.

– Seja para criar conteúdo para o Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social, planeje seu conteúdo com 7 ou 14 dias de antecedência, isso facilita muito e ganha-se tempo. Pois muitas pessoas, acabam criando conteúdos por impulso e na hora que publicam pode acontecer de ter erros de ortografia. Crie uma planilha no Excel ou o que funcionar pra você.

– Muita gente produz o conteúdo mas não divulga, ou seja, se você publicou um post novo no blog, compartilhe ele nas redes sociais, para mais pessoas tomarem conhecimento daquele conteúdo.

– Pra quem produz conteúdo no Facebook e quer que tenha mais engajamento, saiba que publicar vídeos, fotos ou GIFs gera mais engajamento do que publicar somente links ou textos. As lives (transmissões ao vivo) dão mais engajamento ainda. Quando publicar fotos, não faça upload de arquivos JPG ou com mais de 5 MB, prefira arquivos PNG que possuem mais qualidade.

– Neste ano, o Facebook pretende lançar o “Facebook Stories“, o mesmo recurso já existente nos Stories do Instagram, mais um recurso interessante a ser utilizado na rede social de Mark Zuckerberg.

– O Instagram tem 15 vezes mais engajamento que outras redes sociais, fazer Stories e lives (transmissões ao vivo) aumentam mais ainda este engajamento. Ainda sobre o Instagram, o Erick deu algumas dicas: evite usar textos nas fotos, use as hashtags certas do seu nicho para ser encontrado pelas pessoas e publique somente fotos de alta qualidade.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Erickson? Conecte com ele no LinkedIn, siga-o no Twitter ou siga-o no Instagram.

Eduardo Paulino

Olá! Eu sou o Eduardo e moro em São Paulo. Sou formado em Administração de Empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Amo tecnologia, empreendedorismo, recursos humanos, artesanato e tudo relacionado ao marketing digital! Aqui no blog abordo diversos assuntos que fazem parte do meu cotidiano, buscando compartilhar com meus leitores as minhas vivências, opiniões e dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.