Selva de Pedra: Capítulo 1

E finalmente após muita ansiedade e expectativa estreou nesta quinta-feira, dia 22 de agosto de 2019, a novela Selva de Pedra no Canal Viva! \o/ E por incrível que pareça a versão de 1986 terminava em 22 de agosto de 1986, muita coincidência!

O capítulo 1 de Selva de Pedra foi repleto de cenas muito importantes, vou trazer aqui neste post um resumão deste primeiro capítulo. Eu escrevi este post embalado ao som da trilha sonora nacional, estou muito animado! Bora ler o resumão?

Selva de Pedra: Capítulo 1

A novela começou com Aristides Vilhena trabalhando em sua empresa no Rio de Janeiro, eu não consegui decifrar no uniforme dos funcionários o nome da empresa, se você souber o nome me escreva abaixo nos comentários, primeiramente mostrou ele em um local que deve ser o Porto de Niterói, depois ele foi pro escritório.

No escritório da empresa, ele conversa com a sua esposa Laura Vilhena no telefone, personagem de Maria Zilda Bethlem que estava belíssima tomando sol na piscina e com seu filho Caio Vilhena, que estava fumando um cigarro ao conversar com o pai, naquela época era normal fumar nas novelas.

Logo depois mostrou uma das cenas mais polêmicas do começo da novela, Fernanda e Cíntia Vilhena trocando olhares enquanto estavam dentro da piscina, em 1986 sugeriu-se que elas seriam as personagens lésbicas da novela, mas a censura barrou depois, toda essa cena foi embalada ao som de Perigo, da Zizi Possi.

Enquanto eu assisti a novela eu fiquei tuitando a hashtag #SelvaDePedraNoViva no Twitter e algumas pessoas comentaram sobre esta cena polêmica, lembrando que na época as atrizes tinham corpos naturais, sem silicone, sem lipoaspiração, ou seja, a beleza natural das mulheres nos anos 80.

Na sequência aparece o pai de Cristiano Vilhena, Sebastião Vilhena, um homem muito religioso, tendo uma grande discussão com o filho, onde Cristiano lamentava a situação financeira da família, pela conversa descobri que Cristiano trabalha em um banco, ele tem mais duas irmãs.

Durante a discussão Cristiano diz a frase “Que Deus é esse que nunca fez nada pra mudar a vida da gente?” repudiando seu pai que a todo momento diz que Deus é quem sabe o que faz para a sua família.

No Twitter, algumas pessoas comentavam que os atores na época não tinham maquiagem forçada, tinham uma beleza produzida fazendo valer todo o seu talento.

Depois mostra a família de Cristiano em uma praça, com o seu pai pregando a palavra, o Cristiano ficava tocando bumbo, em um certo a Simone aparece, personagem da Fernanda Torres, falando algo que eu não entendi pro Cristiano, ele acaba dando uma bronca nela.

Trending Topics do Twitter
Durante toda a exibição do primeiro capítulo a hashtag #SelvaDePedraNoViva variava entre o 5º e 6º lugar nos Trending Topics do Twitter

De repente chegou uma caminhonete baú, eu esqueci de anotar o nome da frase que estava no cartaz da caminhonete, mas era alguma coisa sobre alguma religião, nela estava o Jorge Moreno e começava tipo uma “guerra” de sons, com o pai do Cristiano pregando a palavra e as pessoas da caminhonete falando alto em alguma apresentação.

Aparece o Gastão xingando Cristiano de “vagabundo” e eles começam uma briga feia, acabam se rolando no chão, algumas pessoas na praça conseguem apartar a briga e a família do Cristiano continua a “pregação”.

Anoitece e neste momento acontece uma das cenas mais importantes da novela, uma revanche da briga entre Gastão e Cristiano, no final da briga Gastão acaba se ferindo com o seu próprio canivete e ao cair de barriga no chão, o canivete fica apunhalado em sua barriga.

Cristiano foge e um detalhe muito importante é que Simone viu toda a briga da janela da casa dela, testemunhando que Cristiano foi inocente, ela acaba abrigando Cristiano temporariamente em sua casa, até as pessoas se dispersarem na rua.

Em um certo momento os amigos de Gastão entram na casa pra saber se Cristiano estava lá dentro, eles entram no quarto de Simone, ela estava de camisola, ficam insinuando em “pegá-la”, mas acabam indo embora. A polícia e uma ambulância de Duas Barras, cidade fictícia da novela, chega na rua, para levar o corpo de Gastão provavelmente para algum hospital.

Cristiano fica no atêlie da Simone, eles conversam bastante e Cristiano não entende porque ela resolveu ajudá-lo, mas a todo momento ele fica com medo e desconfiado. Jorge Moreno aparece pra conversar com Simone, fica surpreso e desconfiado ao ver Cristiano no atêlie, ele veio dizer pra Simone pra ela pensar pra ir pro Rio de Janeiro para expandir o seu trabalho como artista plástica, ela disse que ia conversar com o pai dela.

Enquanto isso na casa do Cristiano, todos ficam se perguntando onde estava Cristiano, pois já era tarde da noite e ele não tinha chegado. A mãe de Cristiano, Berenice Vilhena, chamou Aristides Vilhena, o irmão de seu marido Sebastião Vilhena, para ajudar a sua família, mas Sebastião recusa a ajuda e ignora totalmente o irmão. Sebastião acaba dizendo que “o irmão é tudo que ele é contra neste mundo”.

Cristiano chega por volta das 2 horas da madrugada em casa, a sua mãe fica desconfiada dele. Quando amanhece, a mãe do Cristiano mostra pra ele a manchete do jornal da cidade dizendo “Quem matou Gastão?” e fica novamente desconfiada do filho, já que ela mostra a blusa vermelha que ele vestia durante a briga na rua, o Gastão acabou ferindo ele com o canivete e fez um buraco na blusa que ficou manchada de sangue.

No final do capítulo, mostra Fernanda, Caio e Cíntia passeando em um local que tinham várias lanchas, no Twitter algumas pessoas até comentaram que parecia um “revival” das cenas da novela A Gata Comeu. Mas antes disso, Caio e Fernanda, que aparentemente um tem um “affair” pelo outro, a Fernanda acaba mordendo a orelha de Caio, eu confesso que foi uma mordida de verdade mesmo!

Em 1986, antes da novela Selva de Pedra encerrar mostrava as cenas do próximo capítulo, então neste primeiro capítulo mostrou as próximas cenas ao som da belíssima música Perigo da Zizi Possi.

E tem um detalhe que eu esqueci de contar no começo do post, a música tema de abertura foi uma mini versão de Demais, da Verônica Sabino, eu li em alguns sites que essa música tocou somente na abertura do primeiro capítulo, pois os autores da novela não curtiram e nos próximos capítulos já foi uma versão instrumental de Rock And Roll Lullaby.

O estranho é que quando a novela terminou, sabe quando sobem os nomes de quem fez a novela? Terminou tocando Rock And Roll Lullaby, vai entender, mas enfim vamos ver se no segundo capítulo começa a abertura tocando Rock And Roll Lullaby pra gente ter certeza que foi assim mesmo como dizem.

Pois então gente, é isso! Eu contei bastante coisa sobre o primeiro capítulo, agora que vi que escrevi bastante, estou adorando! Adorei muito, mas muito mesmo que o Canal Viva esteja reprisando a novela pela primeira vez. Eu passei a tarde e noite toda desta quinta-feira, com as músicas Perigo e Demais na cabeça, só quero ver quando começar a tocar Maria Magdalena, com Sandra.

Vou claro trazer aqui no blog o resumo dos próximos capítulos de Selva de Pedra e assim por diante. Muito obrigado por ter lido e me acompanhe também lá no meu Twitter pessoal, quando a novela passar no Canal Viva, estou tuitando sempre com a hashtag #SelvaDePedraNoViva, pode me enviar um tweet, viu?

Se você quiser saber o restante do nome dos atores da novela, eu contei neste post especial que escrevi contando sobre as minhas expectativas da novela. Gostou do post? Deixe abaixo seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos. Até o capítulo 2 pessoal! 🙂

Eduardo Paulino

Olá! Eu sou o Eduardo e moro em São Paulo. Sou formado em Administração de Empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Amo tecnologia, empreendedorismo, recursos humanos, artesanato e tudo relacionado ao marketing digital! Aqui no blog abordo diversos assuntos que fazem parte do meu cotidiano, buscando compartilhar com meus leitores as minhas vivências, opiniões e dicas.

4 comentários em “Selva de Pedra: Capítulo 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.