Como criar um blog de sucesso gratuitamente?

No palco Design da Campus Party Brasil 10 eu assisti a palestra “Como criar um blog de sucesso gratuitamente?” da simpática Márcia Carioni, especialista em informática educativa e inclusão digital.

Na palestra, a Márcia deu dicas muito valiosas para quem está pretendendo criar um blog e também para quem já tem um blog, inclusive algumas das dicas que ela deu, eu tive vários “insights” bacanas, logo abaixo eu coloquei os principais pontos.

– Quando compramos um domínio pago, geralmente aparece a opção de renová-lo automaticamente após um ano ou não. Caso opte pela renovação automática, é importante ficar atento ao cartão de crédito cadastrado, caso não opte, geralmente as empresas de hospedagem enviam um e-mail avisando com antecedência para fazer a renovação.

– Uma dica de ouro sobre qual o melhor layout escolher para o blog é a seguinte: quanto mais limpo for o layout, mais ele fica agradável aos olhos do leitor.

– Procurar manter uma boa periodicidade de publicação dos posts, por exemplo, se somente for possível publicar três posts por semana, mantenha este ritmo sempre.

– Use uma estratégia especial quando for definir o título do post. O título deve ser objetivo, sensacional e entregue no conteúdo do post o que condiz com o título.

– Vai aprimorar o blog para os mecanismos de busca utilizando algum plugin como o Yoast SEO? Na hora de cadastrar a palavra-chave, faça uma boa pesquisa baseada de como seria a sua busca. Por exemplo, o que você buscaria no Google quando estive pesquisando sobre acostamento em rodovias?

Atenção com plágios! Jamais em hipótese alguma copie o texto de outros blogs! Ao invés disso, faça uma interpretação e coloque o link com referência. Copiar o texto de outros blogs faz o seu blog descer nos resultados de busca de buscadores como o Google.

– Já ouviu falar em Collab? A Collab se resume em fazer parcerias com outros blogs. Encontre outros blogueiros ou até mesmo pessoas que tem canais no YouTube, que tenham tudo a ver com o seu nicho de atuação. A Márcia deu o exemplo de uma aluna dela que vende roupas, ela colocou o banner da loja virtual da aluna em seu blog e em troca a aluna colocou o banner do blog da Márcia em sua loja virtual.

– Jamais faça o upload de uma imagem com o tamanho muito grande, facilite o carregamento da imagem no seu blog, diminuindo o tamanho dela, o leitor vai agradecer muito.

– Agora um detalhe que faz toda a diferença! Sabe quando você vai fazer o upload do arquivo? Pois então, renomeie o arquivo antes. Por exemplo, você tirou uma foto de uma placa de proibido estacionar, o arquivo ficou com o nome de “DSC4550.jpg”, renomeie para “proibido estacionar.jpg”. Porque renomear? As pessoas também fazem a busca nos buscadores por imagens, com isso aumenta as chances do seu post aparecer nas buscas por imagens.

Produza e tenha um conteúdo que gere interesse nas pessoas.

– Não se incomode com os “haters”, simplesmente ignore-os.

– Quando o seu blog crescer e alcançar 1.000 ou 2.000 visualizações, agradeça aos seus leitores, faça um post ou um vídeo de agradecimento sobre o crescimento do blog, seja recíproco.

Ao longo da palestra a Márcia elencou as principais dicas e os principais erros no mundo da blogosfera:

Principais dicas

– Nome do blog curto ou fácil
– Posicione a propaganda após o texto
– Tenha vários divulgadores parceiros
– Utilize textos curtos e ilustrados
– Utilize vídeos de terceiros de forma legal
– Seja autêntico e autor de seu texto
– Coloque tradutor automático
– Aceite críticas construtivas
– Incorpore vídeos

principais dicas
Foto: Eduardo Silva
Principais erros

– Nome do blog muito difícil ou sem conexão com o tema
– Não use links ocultos de propaganda no texto
– Não posicione o anúncio no início do artigo
– Não use figuras obscenas apenas como chamariz
– Não entregue o conteúdo no título
– Não use de sensacionalismo
– Não se prenda a um único divulgador
– Não abandone seus leitores
– Não faça download/upload de vídeos de terceiros

No final da palestra, a Márcia disponibilizou o seu Twitter para quem quiser entrar em contato com ela para tirar dúvidas e também deixou os endereços dos blogs que ela tem, o Mulher na Web e o Receita Rápida 24 horas.

Eduardo Paulino

Olá! Eu sou o Eduardo e moro em São Paulo. Sou formado em Administração de Empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Amo tecnologia, empreendedorismo, recursos humanos, artesanato e tudo relacionado ao marketing digital! Aqui no blog abordo diversos assuntos que fazem parte do meu cotidiano, buscando compartilhar com meus leitores as minhas vivências, opiniões e dicas.

Um comentário em “Como criar um blog de sucesso gratuitamente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.